Debate do C&A: Educar em Tempos de Pandemia?

O Centro de Estudos Avançados da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CEA/UFRRJ) tem a honra de receber Walter Kohan , Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado na Fundação Carlos Chagas Fo. de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É pós-doutor pelas Universidades Paris 8 (França) e British Columbia (Canadá). Atual co-editor do periódico Childhood & Philosophy, foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com Crianças (ICPIC) e deu cursos de formação de professores e professoras em numerosos países da América Latina e Europa, e outros como África do Sul, Moçambique, Coreia do Sul, China e Japão.
Educar em tempos de pandemia?
Sem dúvida, um dos setores mais afetados durante a pandemia, sob múltiplos aspectos, foi a Educação. As medidas de isolamento acarretaram em uma suspensão das atividades presenciais nas escolas e nas universidades desde o ano passado, o que é motivo de controvérsias entre instâncias governamentais e da sociedade civil no que toca à questão do retorno ou não às atividades presenciais. A adoção do ensino remoto pelas instituições de ensino, embora necessária como medida paliativa em um período excepcional como o que estamos vivendo, levanta uma série de questões quanto aos processos de ensino-aprendizagem, em particular as questões ligadas à diferença entre as sociabilidades presencial e digital. Tais dificuldades ocorrem em um momento em que a educação se torna um campo de disputas políticas, tanto pela ofensiva de grupos que reciclam o desgastado tema da “ideologia”, quanto pela investida de grupos privados cuja concepção de Educação passa pela ideia de que a escola deve mimetizar a empresa. Em meio a todo esse turbilhão, infelizmente as questões mais básicas estejam sendo esquecidas, que dizem respeito ao que significa o aprendizado neste momento em que vivemos. Se considerarmos que a Educação não consiste apenas em ensinar habilidades para a realização de provas e exames, mas em encampar uma tarefa emancipatória, então somos desafiados a pensar o que significa educar em tempos de pandemia. Para entrevistar o prof. Walter Kohan, contaremos com a presença de Ana Cristina S. dos Santos, Professora Titular e Diretora do Instituto de Educação (IE/UFRRJ) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, e de Aristóteles Berino, professor do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (DES/IM/UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). A mediação caberá ao prof. Pedro Hussak, Vice-diretor do CEA/UFRRJ.
A entrevista será transmitida pelo canal do Youtube: http://www.youtube.com/…/CentrodeEstudosAvan%C3…
Data: 28 de abril de 2021, quarta-feira, às 17:30h.

Últimas Notícias

Exposição Conspira na Rua reúne fotografias do cotidiano

Reparou algo diferente nos corredores do ICHS? Desde a última semana de outubro, a  exposição fotográfica “Conspira Na Rua” está leia mais

18/11/2024

Comissão eleitoral divulga resultado da eleição para a direção do ICHS

A Comissão Eleitoral divulga o resultado final da Eleição para Direção do ICHS, quadriênio 2025-2028. Chapa eleita: CONSOLIDAR O QUE leia mais

07/11/2024

Comissão divulga chapa candidata à gestão do ICHS (2025-2028)

A comissão responsável pela organização da consulta à comunidade acadêmica para a escolha do/a Diretor/a e Vice-Diretor/a do ICHS 2025-2028 leia mais

10/10/2024

Pós Graduação em Ciências Sociais abre seleção para mestrado e doutorado

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade leia mais

18/09/2024

Edital com normas da eleição para a direção do ICHS (2025-2028)

A comissão responsável pela organização da consulta à comunidade acadêmica na escolha do/a Diretor/a e Vice-Diretor/a do ICHS  2025-2028 torna leia mais

05/09/2024

Projeto Escritório de Cultura oferece bolsas para produção cultural e redes sociais

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROEXT – UFRRJ) e o Projeto Escritório de leia mais

28/08/2024

mais notícias


Notícias Relacionadas

Resultado final do edital 42/2024

Resultado preliminar do edital nº 42/2024 para bolsas de extensão de graduação e pós-graduação

Edital 42/2024 – Inscrições abertas para bolsistas do projeto “Clínica de Acesso à Justiça”

Seleção de professor substituto para Ciências Jurídicas

Confira o resultado parcial do edital de bolsas de apoio técnico superior a projetos acadêmicos

Pular para o conteúdo