O Centro de Estudos Avançados da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CEA/UFRRJ) tem a honra de receber Walter Kohan , Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado na Fundação Carlos Chagas Fo. de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É pós-doutor pelas Universidades Paris 8 (França) e British Columbia (Canadá). Atual co-editor do periódico Childhood & Philosophy, foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com Crianças (ICPIC) e deu cursos de formação de professores e professoras em numerosos países da América Latina e Europa, e outros como África do Sul, Moçambique, Coreia do Sul, China e Japão.
Educar em tempos de pandemia?
Sem dúvida, um dos setores mais afetados durante a pandemia, sob múltiplos aspectos, foi a Educação. As medidas de isolamento acarretaram em uma suspensão das atividades presenciais nas escolas e nas universidades desde o ano passado, o que é motivo de controvérsias entre instâncias governamentais e da sociedade civil no que toca à questão do retorno ou não às atividades presenciais. A adoção do ensino remoto pelas instituições de ensino, embora necessária como medida paliativa em um período excepcional como o que estamos vivendo, levanta uma série de questões quanto aos processos de ensino-aprendizagem, em particular as questões ligadas à diferença entre as sociabilidades presencial e digital. Tais dificuldades ocorrem em um momento em que a educação se torna um campo de disputas políticas, tanto pela ofensiva de grupos que reciclam o desgastado tema da “ideologia”, quanto pela investida de grupos privados cuja concepção de Educação passa pela ideia de que a escola deve mimetizar a empresa. Em meio a todo esse turbilhão, infelizmente as questões mais básicas estejam sendo esquecidas, que dizem respeito ao que significa o aprendizado neste momento em que vivemos. Se considerarmos que a Educação não consiste apenas em ensinar habilidades para a realização de provas e exames, mas em encampar uma tarefa emancipatória, então somos desafiados a pensar o que significa educar em tempos de pandemia. Para entrevistar o prof. Walter Kohan, contaremos com a presença de Ana Cristina S. dos Santos, Professora Titular e Diretora do Instituto de Educação (IE/UFRRJ) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, e de Aristóteles Berino, professor do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (DES/IM/UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). A mediação caberá ao prof. Pedro Hussak, Vice-diretor do CEA/UFRRJ.